Associado SBED

Uma jornada para as crianças entenderem a dor

Chega de Dor!
11 de fevereiro de 2018
Conheça os destaques da SBED em 2018!
5 de fevereiro de 2019

 
 
Em comemoração ao Ano Mundial de Excelência da Educação em Dor da IASP e da SBED, o Prof. Dr. Carlos Castro, a Prof. Dra. Anamaria Sirinani, a Prof. Karina Gramani Say e equipe da UFSCar organizaram o Workshop Educação em Neurociência da Dor que aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto na cidade de São Carlos. Além da programação científica, destaca-se o lançamento de um livro com material de educação em dor para público infantil.

O livro, ou melhor, o gibi intitulado “Uma Jornada para entender a dor” está redigido em linguagem simples e direta. Os conceitos estão contextualizados ao mundo da criança e do adolescente. Contudo seu conteúdo pode ser interessante para outras faixas etárias também, entre eles adultos e profissionais de saúde. Este material é foi produzido pelos autores Felipe Reis, Ney Meziat, Leandro Nogueira, Adriaan Louw, Tonya Palermo e Kelly Ickmans ao longo dos últimos dois anos. As palavras do coordenador Prof. Dr. Felipe Reis, fisioterapeuta retratam a emoção e satisfação com o resultado final do trabalho, Prof. Dr. Felipe Reis escreve: “Não consigo nem imaginar quantas crianças vão ter acesso às informações sobre Dor com o lançamento do livro. Liberamos também “A Journey to Learn about Pain” que é a versão em inglês do livro do PED e que vai levar a ciência brasileira para o mundo de maneira gratuita.” Fisioterapeutas da SBED participaram da análise de conteúdo do material, entre eles: Flávia Medeiros, Carlos Castro, Anamaria Siriani, José Luiz Siqueira, Beatriz Carrapatoso, Rodrigo Rizzo, Eduadro Martins, Tie Parma Yamato, Abrahão Baptista, Josimari de Santana, Sra Almeida, Juliana Barcellos, Kory imney, Ami Holley, Roselien Pas, Lauren Heathcote, Mira Meeus e paul Van Wilgen. O material disponível gratuitamente no site do PED Kids http://pesquisaemdor.com.br

A trama da história envolve a dor, a ansiedade, o poder da distração na percepção da dor. Os personagens Clara e Fred vão consultar o Dr. Dexter cientista com seu super computador para compreender conceitos de modulação da dor e estratégias para influenciar a percepção do sintoma álgico. O gibi, com sua simplicidade, destaca a importância de não negligenciar sintomas de dor na infância. Uma leitura instrutiva e divertida para crianças pequenas e grandes.
 
X