No último sábado (01/09) aconteceu em São Paulo, no Hospital Moriah, o I Simpósio de Ciência Básica de Ondas de Choque e Novas Tecnologias Médicas, promovido pelo Comitê de Ondas de Choque da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor – SBED.
O evento reuniu mais de 40 profissionais de diversos estados para discutir as tendências na medicina para o tratamento e diagnóstico da dor. De acordo com o coordenador do comitê, Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos, colocar a ciência básica em discussão contribui para ampliar a visibilidade das evidências científicas das novas plataformas discutidas.
Foram abordados temas como nanomedicina, laserterapia na dor e novidades para doenças complexas, especialmente para o combate ao câncer. Além disso, os debates giraram em torno também da terapia por ondas de choque, além da reflexão sobre onde estamos e para onde vamos na telemedicina.
“É extremamente importante discutirmos as evidências científicas de todos os novos instrumentos na ciência médica. A demanda por novos tratamentos cresce e, paralelamente, devemos prezar pela qualidade e segurança do paciente”, comenta Dr. Paulo Roberto.