Outubro é o mês de comemoração de várias profissões da área da saúde, ontem foi o dia de homenageamos os anestesistas, em comemoração à primeira cirurgia com anestesia geral realizada nos Estados Unidos em 1846; há alguns dias foi a vez dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, amanhã será o dia do médico. E hoje, dia 17 de outubro, é o dia mundial de conscientização da dor, e a SBED participa desse movimento com você!
A dor é a interpretação de uma informação que pode colocar em risco a integridade do nosso corpo. Ao sentirmos dor, nosso raciocínio se distraí (Imagem 1), nosso foco de atenção muda para avaliar a origem do que nos causou a dor, nosso comportamento age em busca de estratégias de proteção para garantir nossa segurança física e emocional (Imagem 2).
Se não identificarmos o fator de risco, mas a dor aliviar, podemos voltar ao que estávamos fazendo sem problema (Imagem 3). Mas, se a dor persistir, mesmo na ausência de fator agressor e na ausência de lesão, … será complicado continuar e seguir fazendo a mesma atividade de antes (Imagem 4). Nesse último caso, nos referimos a dor crônica, a dor que persiste mesmo sem haver um motivo que a justifique, a dor. Na ausência de lesão. A dor persistente que perdeu a sua função de sinal de alarme!
A dor interrompe o movimento e as escolhas da pessoa.
Essa dor tem que ser tratada!