Associado SBED

Ano Mundial Contra a Dor Aguda – 2010/2011


Ano Mundial Contra a Dor Aguda



Por quê Dor Aguda?

Somente nos Estados Unidos, quase 100 milhões de cirurgias são realizadas anualmente, e mais de 80% dos pacientes relatam dor pós-operatória. Mais de 70% das visitas aos pronto-socorros é devido à dor; só a dor de cabeça aguda é responsável por 2,1 milhões dessas visitas. Apesar dos avanços significativos na investigação da dor nas últimas décadas, o controle inadequado da dor aguda ainda é mais uma regra do que exceção. Numerosos estudos mostram que menos da metade dos pacientes no pós-operatório recebem alívio adequado da dor. Os pacientes que chegam aos serviços de urgência com significativas condições dolorosas não têm melhor sorte, enquanto os médicos dos serviços de urgência tendem a subutilizar medicamentos para a dor. A dor aguda é também um problema comum em medicina familiar, medicina do esporte, e especialmente na medicina interna.

Embora o tratamento adequado da dor aguda possa melhorar a qualidade de vida do paciente, a satisfação com o atendimento, e também melhorar a gestão dos recursos clínicos e reduzir os custos de longo prazo com os cuidados à saúde, a dor aguda continua sendo subtratada.

A Campanha 2010-2011

A campanha do Ano Mundial Contra a Dor Aguda será oficialmente lançada em 18 de outubro de 2010. Nessa data, seis fichas técnicas estarão disponíveis ao público em Inglês, Francês, Espanhol, Árabe e Chinês. Os tópicos variam desde problemas associados com dor aguda, a mecanismos da dor aguda, até orientações sobre como implementar mudanças na prática clínica. Mais informações técnicas virão ao longo do ano. Uma série de outros recursos, incluindo uma lista de eventos para auxiliar no planejamento de reuniões relacionadas ao Ano Mundial contra a Dor, e cartazes para impressão com o logotipo da campanha, também estarão disponíveis no site. Acompanhe este espaço para acampanhar o desenvolvimento da campanha!

Caso você queira se voluntariar para traduzir materiais do Ano Mundial contra a Dor, ou se você está organizando um evento sobre Dor Aguda e tenha interesse de incluí-lo em nosso site, entre em contato com IASPdesk@iasp-pain.org.

Agradecimentos

Muito obrigado à nossa força-tarefa do Ano Mundial Contra a Dor Aguda: co-presidentes Tim Brennan (USA), Henrik Kehlet (Denmark), Edmund Neugebauer (Germany), and Stephan Schug (Australia), with Daniel Carr (USA), Richard Chapman (USA), Jorgen Dahl (Denmark), Mary Korula (India), Heinz Laubenthal (Germany), Pam Macintyre (Australia), Winfried Meissner (Germany), Esther Pogatzki-Zahn (Germany), and Audun Stubhaug (Norway).

Tradução Dr.José Tadeu Tesseroli de Siqueira Out 2010

 

X