Associado SBED

Dia Mundial Contra a Dor na Criança – 2005


Dia Mundial Contra a Dor na Criança - 2005



Dia 17 de outubro, a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) vai comemorar o Dia Mundial Contra a Dor. A iniciativa faz parte de uma campanha mundial com foco no tratamento da dor crônica, que acontece em todo o mundo no mesmo dia e foi idealizada pela International Association for the Study of Pain (IASP).

O objetivo central desse ano é divulgar de forma ampla a dor na criança. Os mesmos problemas com dores que afetam adultos podem afetar também as crianças, contudo, merecem destaque a atenção para as dores crônicas em pediatria, de origem oncológica, osteoarticulares e reumáticas, posturais, das crises vaso oclusivas da anemia falciforme, neuropáticas (sensações dolorosas pelo corpo) e dores fantasmas, entre várias outras.

Queremos alertar e estimular mais as discussões sobre o tema em todo o mundo, chamando a atenção das autoridades sanitárias e, principalmente, de quem sofre em silêncio por desconhecer a doença. Para se ter uma idéia da gravidade desse problema, estima-se que somente no Brasil 50 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, sofram com a doença.

Convocamos a todos, as regionais da SBED e associados, equipes e diretores de hospitais e entidades médicas, ambulatórios e clinicas de dor, profissionais da área de saúde. Palestras, seminários, campanhas internas de conscientização, enfim, contamos com o empenho de todos para ajudar a divulgar o Dia Mundial Contra a Dor 2005.
 
X