
Nossa História
Sinopse Histórica da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor-SBED
A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor - SBED foi fundada por iniciativa de um grupo de médicos que participou do 1º Simpósio Brasileiro de Tratamento da Dor, realizado em São Paulo no dia 22 de outubro de 1982. A fundação oficial se deu às 20h00 do dia 29 de agosto de 1983, em reunião que se realizou no Centro Integrado da Dor, à rua Baltazar da Veiga, 490, em São Paulo, sob a coordenação dos neurocirurgiões Jorge Roberto Pagura e Moacir Schnapp. Em 31 de agosto de 1984, durante o Congresso Mundial da Dor, realizado em Seattle-USA, a SBED foi reconhecida como Capítulo Brasileiro (IASP Brazilian Chapter) da Sociedade Internacional para o Estudo da Dor Internacional Association for the Study of Pain IASP.
A primeira Diretoria da SBED foi assim constituída:

Moacir Schnapp
Presidente

Jorge Roberto Pagura
Vice-Presidente

Antonio Luiz P. Catai
Primeiro Secretário

Mário Luiz Giublin
Segundo Secretário

Maria de Lourdes C. Costa
Primeiro Tesoureiro

Sérgio H. Ferreira
Diretor Científico
O primeiro simpósio organizado pela SBED denominou-se Simpósio Internacional de Estudo da Dor e foi realizado em São Paulo, no período de 25 a 27 de novembro de 1985.
Até o momento, foram realizados quinze Congressos Brasileiros -CBDor.
A SBED teve (até os dias atuais) 20 diretorias, sendo seus presidentes, em ordem cronológica:
Moacir Schnapp
Jorge Roberto Pagura
Luiz Fernando Oliveira
Peter Spiegel
Miriam Martelete
Antonio Carlos de C. A. Filho
Lino Lemônica
Sérgio H. Ferreira
José Luciano Braun Filho
Jaime Olavo Márquez
Newton Monteiro de Barros
Onofre Alves Neto
Carlos Mauricio de C. Costa
João Batista Santos Garcia
José Tadeu T. de Siqueira
Durval Campos Kraychete
Irimar de Paula Posso
Eduardo Grossmann
Paulo Renato Barreiros da Fonseca
José Oswaldo de Oliveira Junior
A SBED, com o passar dos anos, tem aglutinado profissionais de várias especialidades, interessados no estudo e tratamento da dor. Atualmente seu quadro associativo é composto de 1600 membros. Deste total, 1000 associados ingressaram nos últimos dezoito meses.
Atualmente a SBED encontra-se empenhada em cumprir alguns objetivos de vital importância. Entre estes podemos citar: Programa amplo de educação continuada de dor; implantação de normas para funcionamento de centros de treinamentos em dor e titulação dos especialistas já existentes; inclusão nos currículos de graduação e pós-graduação do tema dor, valorização das regionais, edição do livro texto da SBED, valorização da revista Dor, Pesquisa, Clínica e Terapêutica; reformulação e atualização do web site da SBED, entre outros.
Para dados históricos mais pormenorizados sobre a SBED, os interessados poderão consultar as seguintes fontes:
1.CASTRO AB. TRATAMENTO DA DOR NO BRASIL: Evolução histórica. Curitiba: Editora Maio, 1999
2.Via Internet, a partir de setembro do corrente ano: CASTRO AB. HISTORY OF PAIN IN BRAZIL John C. Liebeskind History of PainColletion. HISTORY OF PAIN ARCHIVE. university of California. Los Angeles, California, USA, através do site https://www.library.ucla.edu/librasies/biomed/his/pain.htm
2. Acreditamos que o estudo da dor é um assunto de grande importância. Viver bem, sem dor, traz satisfação pessoal e prazer em viver.
3. Acreditamos na humanização, na valorização de vida, pois não só nos comprometemos a trazer um excelente resultado com nossos estudos, mas colocamo-os em prática porquê acreditamos na vida.
4. Acreditamos num amanhecer melhor, com mais prosperidade e alegria e é isso que a SBED quer, fazer você sorrir sem dor.
5. Acreditamos na importância de trazer a simplicidade para a vida das pessoas. Um simples caminhar no parque, um trabalho mais produtivo, uma vida social mais afetiva, um novo recomeço.
6. Mas acima de tudo a SBED acredita em você, pois você é a SBED e a SBED é você!